Pular para o conteúdo
Início » Endividamento atinge quase 80,9% das mulheres em setembro/2022. O cartão de crédito é o maior vilão

Endividamento atinge quase 80,9% das mulheres em setembro/2022. O cartão de crédito é o maior vilão

O portal Terra divulgou uma notícia, onde informa que o endividamento, em setembro, está atingindo 79,3% das famílias brasileiras, segundo Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). 

O recorte da pesquisa por gênero mostra que entre as mulheres, as dívidas aumentaram em  80,9% Já entre os homens, o endividamento é de 78,2%.

De acordo com Aline Soaper, especialista entrevistada pelo portal, os dados mostram isso, pois cada vez aumenta o número de mulheres que chefiam seus lares. Ela também menciona que o vilão é o cartão de crédito.

Crédito rotativo

A especialista disse que segundo Banco Central, o rotativo do cartão é responsável pelo montante de R$ 159,3 bilhões em empréstimos até junho desse ano. Esta foi a maior alta,  para o período, desde 2014. Na ocasião, o valor de refinanciamento foi de R$ 174,7 bilhões.

Para quem não sabe, o rotativo é uma forma de refinanciamento de sua fatura. Você paga um valor entre o mínimo e o intermediário, e o saldo restante é postado na próxima fatura, acrescido de juros e encargos.

Como livrar-se das dividas?

Uma dica é tentar renegociar as dívidas junto à operadora do cartão. Cortar gastos supérfluos e usar o cartão de crédito somente em último caso.

Os consumidores podem procurar os feirões de renegociações ou usar a plataforma Limpa Nome, do Serasa, para negociar suas pendências financeiras.

Fizemos um vídeo em nosso canal no Youtube, onde falamos sobre esse procedimento. Assista:

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário!

Fonte: https://www.terra.com.br/economia/dinheiro-em-dia/endividamento-atinge-80-das-mulheres-cartao-de-credito-e-vilao,03c1269797d0a252bc63100168d554deax0t0m9o.html

Deixe um comentário