Pular para o conteúdo
Início » Tudo sobre bandeiras de cartão de crédito

Tudo sobre bandeiras de cartão de crédito

Saiba tudo sobre bandeiras do cartão de crédito

Escolher um cartão de crédito é algo que exige atenção e compreensão do consumidor para observar todas as suas vantagens e possibilidades financeiras, principalmente com a definição da bandeira escolhida para o método de pagamento.

Saiba o que é a bandeira do cartão de crédito, o que a sua escolha impacta e quais são as comumente encontradas no Brasil.

O que é bandeira do cartão de crédito?

A bandeira do cartão de crédito refere-se à instituição que realizará o processamento de suas transações, ou seja, qual a empresa que fará o intermédio dos trâmites financeiros concluídos com o método de pagamento.

Além de ser a empresa responsável pelo processamento, a escolha da bandeira do cartão de crédito também impacta na rede credenciada, ou seja, quantos e quais estabelecimentos aceitam aquele método de pagamento para concluir as compras, com possibilidades de aceitação tanto em território nacional, quanto no exterior. Ao tratar-se de rede credenciada, as negociações são realizadas da concedente diretamente com as lojas e comércios.

É possível rapidamente identificar a bandeira no cartão de crédito físico, com seu logotipo assinalado, reconhecendo qual é a empresa responsável pelo processamento de dados em caso de compras tanto realizadas à vista, quanto parceladas.

Há diferenciação dos serviços oferecidos por cada bandeira de cartão de crédito, pois muitas delas contam com versões diferentes de acordo com a renda do usuário e uso de regalias, encontrando modelos standard, gold ou platinum, por exemplo, que podem designar mais ou menos vantagens aplicadas ao consumidor, com variáveis em programas de desconto e seguros.

Como funciona uma bandeira de cartão de crédito?

Todo cartão de crédito deve ser emitido com uma bandeira atrelada, assim a solicitação deve ser executada diretamente com a instituição financeira escolhida, ou seja, o banco de sua preferência ou até mesmo uma loja ou comércio que apresente este benefício aos seus clientes.

O banco é denominado como concedente do cartão de crédito, com a posição de análise do cadastro do usuário e aprovação do crédito desejado, estabelecendo limites de acordo com sua renda e perfil. Já quando emitido em loja, o cartão de crédito pode apresentar uma bandeira, aceito em outros estabelecimentos, ou ser exclusivo para uso interno.

Diferença entre bandeira e operadora de crédito

A operadora de crédito refere-se ao banco ou instituição financeira emissora do método de pagamento, indicando qual o limite que será fornecido e disponibilizando informes sobre suas compras e faturas, tornando-se também um meio consultivo, aplicando os juros e taxas, quando necessário;

Quais as principais bandeiras de cartão de crédito?

As concedentes de cartões de crédito normalmente oferecem algumas bandeiras para escolha de seus clientes, sendo as mais comuns encontradas em território nacional:

  • MasterCard: Surgiu em 1966 nos Estados Unidos, com aceitação em mais de 210 países e 35 milhões de estabelecimentos;
  • Visa: Amplamente aceita, totalizando 200 países em seu cadastramento e 44 milhões de estabelecimentos;
  • Elo: Criada em 2011 com aliança da Diners Club e Discover, atualmente aceita no exterior;
  • American Express: Também nascida nos Estados Unidos em 1958, hoje em dia aceita em 130 países para públicos de alto padrão.

Como sugestão de complemento de conteúdo, clique aqui e confira o artigo sobre a história do cartão de crédito no Brasil.

Créditos da imagem em destaque: Stevepb e Pixabay

Deixe um comentário

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial