Neste post daremos dicas de como usar seu cartão de crédito de forma inteligente e evite problemas financeiros com dicas práticas sobre anuidade, débito automático, parcelamentos e como pagar a fatura sem cair no pagamento mínimo
O cartão de crédito tornou-se de uso recorrente para diferentes tipos de compras, incluindo produtos e serviços, por pessoas de diferentes classes sociais e estilos de vida, sendo um método de pagamento que permite sanar a necessidade da aquisição de algo com a possibilidade de um pagamento que pode ser executado posteriormente.
Por essa facilidade, o cartão de crédito disponibiliza vantagens, porém também torna-se um risco para quem não sabe utilizar as suas funcionalidades com sabedoria, necessitando considerá-lo como uma ferramenta dentro de seu dia-a-dia que deve ser manuseada da forma mais correta possível a fim de cumprir a sua função que é a de oferecer facilidades para a rotina e pagamentos de seus utilizadores e não para comprometê-los em dívidas e faturas extensas ao final do mês.
Para que seja possível estabelecer uma relação saudável com o uso do cartão de crédito, separamos algumas dicas de como você pode utilizar esse método de pagamento com sabedoria, com plena consciência do consumo efetuado com esse benefício, evitando compulsões e manias que podem lhe comprometer a longo prazo.
Atente-se à anuidade
A anuidade é uma taxa cobrada mensalmente por alguns cartões de crédito para que o consumidor possa ter acesso a todos os seus benefícios e serviços que estão agregados, porém também torna-se um custo fixo extra apenas para a obtenção do produto financeiro e que, ao aglomerar todas as pequenas parcelas que já foram quitadas, podem lhe render um bom montante.
Há diversos cartões de crédito disponíveis atualmente que proporcionam isenção da anuidade para favorecer os seus clientes e que apresentam vantagens tão boas quanto os serviços taxados. Além disso, é possível contatar o gerente ou responsável pela sua conta bancária – caso queira buscar por um cartão de crédito da mesma instituição -, para conferir modalidades diferenciadas de acordo com seu histórico de cliente, muitas vezes conseguindo isenções e descontos valiosos.
Cadastre-se no débito automático
Esquecer-se do pagamento do cartão de crédito é algo comum com a quantidade de tarefas e pagamentos que realizamos todos os dias, sendo que a ultrapassagem do vencimento esperado pode lhe causar uma série de juros e taxas desnecessárias.
O ideal é o cadastramento da fatura no débito automático, assim o consumidor não precisará preocupar-se com datas e não correrá o risco de que os valores continuem a ser contabilizamos, lhe gerando dívidas e preocupações.
Planeje seus parcelamentos
Uma das funções mais utilizadas do cartão de crédito é o parcelamento para efetuar compras de produtos e serviços, permitindo que o consumidor possa adquirir o que deseja sem a necessidade do montante total no ato da compra.
Porém essa função deve ser utilizada com inteligência e planejamento, caso contrário a quantidade de parcelas pode tornar-se acumulativa com outros parcelamentos realizados, perdendo o controle de todas as pequenas compras que foram efetuadas e que, no final, o resultado são números exorbitantes de dinheiro.
Sempre confira os parcelamentos em sua fatura, observe quantas faturas o mesmo ainda irá pendurar antes de efetuar novas aquisições, além de sempre contar com um dinheiro de reserva para que possa tranquilamente quitar suas dívidas já realizadas, evitando surpresas ao final do mês.
Não pague a fatura mínima
Um dos principais erros de muitos consumidores é pagar apenas o mínimo da fatura que é apresentada pela instituição financeira, o que ocorre por diversos fatores, porém esta ação é apenas uma forma de gerar inadimplência.
Ao realizar apenas o pagamento mínimo da fatura, o valor restante que pertence à ela será repassado para o mês seguinte, isso com a incidência de juros, fazendo com que no próximo período seja necessário pagar os valores atuais e anteriores – além de seus acréscimos – tornando isso um costume, muitas vezes, recorrente.
Aproveite os programas de benefícios
Diversos cartões de crédito são munidos com programas de benefícios que muitas vezes o consumidor até desconhece que existam. Assim a contratação de um novo método de pagamento ou conferir todas as vantagens que o seu cartão atual está oferecendo é imprescindível para que o utilizador possa usufruir ao máximo de seus direitos.
Os programas de pontos, milhas ou cashback sobre as compras efetuadas com o cartão de crédito são os mais comumente encontrados, conferindo os serviços de acordo com cada modalidade, bandeira e banco.