O cartão é uma ferramenta prática para pagamentos e um grande aliado na vida financeira, quando utilizado de forma consciente.
Existem muitas dúvidas a respeito deste tipo de produto e uma delas é qual a diferença entre o cartão físico e o cartão virtual.
O que é o cartão físico?
O cartão físico nada mais é do que o plástico enviado para a residência do cliente, sendo utilizado para compras presenciais em lojas e estabelecimentos, assim como em transações na internet.
Ele é uma das formas de pagamentos mais comuns em todo o planeta. Como falamos, pode ser usado em comércio físicos e virtuais.
O cartão físico é oferecido por diversas instituições bancárias, operadores de crédito e fintechs, com bandeiras e limites distintos.
Devido ao aumento de golpes ocorrendo na internet, surgiu o cartão virtual.
O que é o cartão virtual?
O cartão virtual é um produto destinado exclusivamente para transações eletrônicas. Ele compartilha a mesma fatura, limite e benefícios.
Como é usado em compras online, possui dados diferentes do que o plástico físico. São eles:
- Numeração
- Código de segurança
- Data de validade
Outro detalhe, é que o cartão virtual é provisório, ou seja, na maioria do casos tem prazo determinado para ser usado. Isto trás mais segurança, uma vez que caso alguém tenha acessos aos dados, não vai conseguir usá-lo.
Voltando ao tópico, o produto pode ser utilizado em diversas operações online, como:
- Assinaturas de revistas, jornais e aplicativos;
- Cadastro em sites;
- Compras de conteúdos digitais;
- Compra de jogos
- Reserva de hotel
- Compras de passagens aéreas
- Compras de produtos e serviços
Vantagens e desvantagens
O cartão tradicional já é bem conhecido. Por ser popular, o método de pagamento tem possibilidade de parcelamento de compra e também isenção de anuidade. Já o cartão virtual, todas esses benefícios e outras vantagens, que iremos informar logo abaixo:
- Numeração temporária e deletada após a compra, evitando golpes;
- Segurança;
- Não existe tarifa de emissão (pelo menos, até a data da escrita deste post, não vi até hoje alguma instituição que cobra taxa para o serviço) ;
- Risco baixo;
- Maior segurança nas transações online;
- Possibilidade de controle de limite;
A principal vantagem do cartão virtual é aproveitar os benefícios em compras online com total segurança.
Uma das principais desvantagens dos cartões virtuais está relacionado a limitação de utilização. Atualmente, pode ser utilizado apenas em compras online. Não são aceitos em compras presenciais.
Como solicitar cartão virtual
Para solicitar o cartão virtual é necessário ter o cartão físico emitido por alguma instituição financeira, que ofereça este tipo de serviço. Contudo, não é preciso enviar nenhuma documentação ou apresentar o cartão físico tradicional, uma vez que o procedimento é realizado pelo aplicativo da instituição bancária.
Ele é vinculado a conta corrente, e, o processo para solicitá-lo é bem simples. O procedimento pode variar de uma instituição para outra. Se houver dificuldade na solicitação, e se for um banco tradicional, o cliente consegue comparecer até sua agência bancária, que o funcionário do banco poderá instruí-lo melhor.
É algo bastante simples de se realizar: basta acessar o aplicativo ou site do banco onde você tem conta, solicitar o cartão virtual e inserir as mesmas senhas de acesso do cartão convencional, o que torna mais fácil de memorizar.
Em instantes, será gerado as numerações, com o código de segurança, data de validade e numeração do cartão, especificado por cada instituição.
Como comprar?
O processo para comprar é igual ao que você faz, quando paga algum produto ou serviço, através da internet, usando o cartão físico.
O cartão virtual não necessita de desbloqueio e, após as compras, é automaticamente apagado, gerando um novo sempre que for necessário fazer novas transações.
Resumo
O cartão virtual é uma modelo que possui as mesma características do cartão tradicional.
Enquanto o cartão físico pode ser usado em compras pela internet, telefone e presenciais, o virtual permite uso apenas em compras pela internet.
O cartão virtual é seguro, devido na maioria dos casos, os dados serem temporários.
Fizemos um vídeo nosso canal, sobre este assunto. Segue abaixo para vocês conferirem:
Fonte da foto usada no artigo: Techphotogal e Pixabay