Pular para o conteúdo
Início » Cartão Físico e Cartão Virtual – O que são? Como funcionam? Confira este guia completo!

Cartão Físico e Cartão Virtual – O que são? Como funcionam? Confira este guia completo!

Cartão Virtual e Cartão Físico, qual a diferença?

O cartão é uma ferramenta prática para pagamentos e um grande aliado na vida financeira, quando utilizado de forma consciente.

Existem muitas dúvidas a respeito deste tipo de produto e uma delas é qual a diferença entre o cartão físico e o cartão virtual.

O que é o cartão físico?

O cartão físico nada mais é do que o plástico enviado para a residência do cliente, sendo utilizado para compras presenciais em lojas e estabelecimentos, assim como em transações na internet.

Ele é uma das formas de pagamentos mais comuns em todo o planeta. Como falamos, pode ser usado em comércio físicos e virtuais.

O cartão físico é oferecido por diversas instituições bancárias, operadores de crédito e fintechs, com bandeiras e limites distintos.

Devido ao aumento de golpes ocorrendo na internet, surgiu o cartão virtual.

O que é o cartão virtual?

O cartão virtual é um produto destinado exclusivamente para transações eletrônicas. Ele compartilha a mesma fatura, limite e benefícios.

Como é usado em compras online, possui dados diferentes do que o plástico físico. São eles:

  • Numeração
  • Código de segurança
  • Data de validade

Outro detalhe, é que o cartão virtual é provisório, ou seja, na maioria do casos tem prazo determinado para ser usado. Isto trás mais segurança, uma vez que caso alguém tenha acessos aos dados, não vai conseguir usá-lo.

Voltando ao tópico, o produto pode ser utilizado em diversas operações online, como:

  • Assinaturas de revistas, jornais e aplicativos;
  • Cadastro em sites;
  • Compras de conteúdos digitais;
  • Compra de jogos
  • Reserva de hotel
  • Compras de passagens aéreas
  • Compras de produtos e serviços

Vantagens e desvantagens

O cartão tradicional já é bem conhecido. Por ser popular, o método de pagamento tem possibilidade de parcelamento de compra e também isenção de anuidade. Já o cartão virtual, todas esses benefícios e outras vantagens, que iremos informar logo abaixo:

  • Numeração temporária e deletada após a compra, evitando golpes;
  • Segurança;
  • Não existe tarifa de emissão (pelo menos, até a data da escrita deste post, não vi até hoje alguma instituição que cobra taxa para o serviço) ;
  • Risco baixo;
  • Maior segurança nas transações online;
  • Possibilidade de controle de limite;

A principal vantagem do cartão virtual é aproveitar os benefícios em compras online com total segurança.

Uma das principais desvantagens dos cartões virtuais está relacionado a limitação de utilização. Atualmente, pode ser utilizado apenas em compras online. Não são aceitos em compras presenciais.

Como solicitar cartão virtual

Para solicitar o cartão virtual é necessário ter o cartão físico emitido por alguma instituição financeira, que ofereça este tipo de serviço. Contudo, não é preciso enviar nenhuma documentação ou apresentar o cartão físico tradicional, uma vez que o procedimento é realizado pelo aplicativo da instituição bancária.

Ele é vinculado a conta corrente, e, o processo para solicitá-lo é bem simples. O procedimento pode variar de uma instituição para outra. Se houver dificuldade na solicitação, e se for um banco tradicional, o cliente consegue comparecer até sua agência bancária, que o funcionário do banco poderá instruí-lo melhor.

É algo bastante simples de se realizar: basta acessar o aplicativo ou site do banco onde você tem conta, solicitar o cartão virtual e inserir as mesmas senhas de acesso do cartão convencional, o que torna mais fácil de memorizar.

Em instantes, será gerado as numerações, com o código de segurança, data de validade e numeração do cartão, especificado por cada instituição.

Como comprar?

O processo para comprar é igual ao que você faz, quando paga algum produto ou serviço, através da internet, usando o cartão físico.

O cartão virtual não necessita de desbloqueio e, após as compras, é automaticamente apagado, gerando um novo sempre que for necessário fazer novas transações.

Resumo

O cartão virtual é uma modelo que possui as mesma características do cartão tradicional.

Enquanto o cartão físico pode ser usado em compras pela internet, telefone e presenciais, o virtual permite uso apenas em compras pela internet.

O cartão virtual é seguro, devido na maioria dos casos, os dados serem temporários.

Fizemos um vídeo nosso canal, sobre este assunto. Segue abaixo para vocês conferirem:

Fonte da foto usada no artigo: Techphotogal e Pixabay

Deixe um comentário

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial